Ontem me perguntaram se andador era bom para o desenvolvimento da criança… Essa é uma pergunta recorrente. E não só o andador… o jumper, bumbo e outros acessórios que “ajudam” o bebê se desenvolver melhor. Pessoalmente não acredito que o bebê tenha necessidade destes acessórios para se desenvolver melhor… a criança tem que sentar quando está pronta para sentar, e não ser colocada e amarrada para se sentar. Ficar em pé e andar com seu próprio esforço, pois só assim a criança terá conhecimento do seu corpo, seu tamanho e suas possibilidades, aprendendo a cair, levantar e se proteger.
O melhor acessório para o desenvolvimento do seu filho está na sua casa! Libere a sala e deixe o sofá ser uma barra de apoio para o bebê! Alinhe cadeiras para ele engatinhar por baixo ou andar apoiado! Deixe que ele saia empurrando o puff pelos corredores! Assim ele está descobrindo como seu corpo funciona, o tamanho que tem, o espaço ao seu redor… Além disso, vai construindo pensamento lógico ao descobrir que pode tatear os móveis para se locomover, que pode puxar a cadeira para subir nela e alcançar a chupeta sobre a mesa, ou seja, desenvolve o raciocínio necessário para planejar suas ações.
Sendo assim, não vejo a necessidade destes auxiliares. Sem contar que não recomendo também por fatores que interferem na postura do bebê e no risco de acidentes.
Deixe seu bebê no chão! Deixe-o aprender a se conhecer! Quanto mais ele conhece seu corpo e seus movimentos mais segurança e liberdade ele terá para conhecer o mundo!

Ft. Nadja Azevedo

Equipe PAEDI

No Comments Yet.

Leave a comment